segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ANALISANDO A OBRA



      A PERSISTÊNCIA DA MEMÓRIA

Analisar a pintura “Persistência da memória” de Salvador Dali, essa foi uma das propostas feita pelo professor Mácio. Este pediu que a turma primeiramente dissesse o que viam na obra, e foi escrevendo no quadro de acordo com o que falavamos.
E algo que resume bem o significado desta obra é:
O homem sem memória é como um relógio que se derrete.
Para fazer auto biografia, é preciso resgatar muitas coisas da memória, e isso nos permita uma reflexão. De fato, o homem que não consegue resgatar de sua memória muitas coisas que podem contribuir para este entender o porque de muitas coisas que acontecem em sua vida, é como um relógio que se derrete.
A obra de Dali é algo surreal, mas a mensagem que esta passa é muito verdadeira. 
A partir da análise feita do quadro, é cabível também fazer uma reflexão sobre o processo de auto formação, assunto discutido na aula posterior a esta. A auto formação contribui sobremaneira para como o sujeito se torna ou está e como já foi dito, trazer recordações da memória, lembranças da infância é fundamental para que o indivíduo compreenda o seu processo formativo.
Mais que uma função de uma matéria, de um meio ou de um modo particular de aprendizagem, abordamos a auto formação numa perspectiva de autonomização educativa, segundo uma problemática de poder, definindo-a formalmente como a apropriação por cada um do seu próprio poder de formação. (G.Pineau, Marie-Michele, 1983).
Portanto, tendo o sujeito o poder de sua formação, sua auto formação está diretamente ligada às suas histórias de vida, por isso é fundamental trazer à memória suas experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário