sábado, 1 de dezembro de 2012

A Autoformação no decurso da vida

             


A Autoformação no decurso da vida
(Gaston Pineau)

O processo de auto formação é algo relevante na vida de qualquer pessoa. As aulas de abordagens auto biográficas tem contribuído para que reflexões como esta sejam feitas.
O texto de Gaston contribuiu também para refletir que as experiências do outro também influenciam na “minha” tomada de decisões. Até mesmos as experiências negativas proporcionam uma aprendizagem ao sujeito, pois de alguma forma fazem com que o sujeito se coloque na posição de responsável pela sua própria formação, a partir de suas experiências e das experiências do outro.
Mais que uma função de uma matéria, de um meio ou de um modo particular de aprendizagem, abordamos a autoformação numa perspectiva de autonomização educativa, segundo uma problemática de poder, definindo-a formalmente como a apropriação por cada um do seu próprio poder de formação.(G.PINEAU, MARIE-MICHELE, 1983)

Como o próprio nome já diz Autoformação, o sujeito é responsável pelo seu processo de formação. As escolhas que ele faz, contribuirão ou não para que seus objetivos sejam alcançados.
Isso me faz lembrar de um desejo que tenho desde pequena, a partir da admiração que tinha por muitas professoras, de atuar nessa área da educação. Me recordo das brincadeiras de “escolinha” no quintal de casa, em que eu não aceitava outro papel se não fosse o de professora, brincadeiras essas que de alguma forma contribuíram para a certeza na tomada de decisões e busca pelos objetivos.
De algum modo as histórias de vidas são uma mediação para formação. (COUCEIRO, 2012, p. 157). Na minha vida, percebo que não é diferente, muitas coisas que me recordo da minha história de vida, subsidiaram minhas escolhas e contribuíram para eu ser quem sou hoje.
            Sendo o sujeito responsável por sua formação, vejo que as experiências de infância, o desejo em ser professora, forneceram meios para que eu pudesse ir em busca dos meus objetivos e hoje estar me preparando para trabalhar na área de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário