sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Texto de Marie Christine Josso



A partir do texto “As narrações centradas sobre a formação durante a vida como desvelamento das formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade singular-plural” de Marie-Christine Josso, estudado em uma das ultimas aulas do componente curricular abordagens autobiográficas, foi possível refletir um pouco mais sobre a importância da memória, das experiências, histórias de vida, etc.

         O texto contribuiu no sentido de pensar mais uma vez na importância do outro no processo de formação da vida do sujeito. O sujeito é responsável pelo seu processo de formação, no entanto, não se pode esquecer que através da observação, da escuta de histórias da vida do outro, o indivíduo também constrói seu processo de formação, ou seja, as experiências individuais ou do outro colaborarão no processo de identidade na vida das pessoas.

         O trabalho biográfico não é uma mera rememoração do passado, mas uma retomada parcial do passado, visando atualizar e projetar o futuro. Portanto, vale salientar que não é o lembrar por lembrar, necessário se faz que o sujeito faça uma reflexão e ação diante de sua experiência.
            Ao realizar um trabalho biográfico, o sujeito tem a oportunidade de refletir sobre diversas experiências vivenciadas por si mesmo, ou pelo outro, e cabe a ele fazer uma reflexão até mesmo diante das experiências negativar, questionando-se sempre como aquele fato contribuirá para sua formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário