sábado, 1 de dezembro de 2012

Aula sobre o texto de Inês Bragança



PESQUISA-FORMAÇÃO, ABORDAGEM (AUTO) BIOGRÁFICA E ACOMPANHAMENTO: (RE) CONSTRUINDO PONTES ENTRE A
UNIVERSIDADE E A ESCOLA
(Inês Bragança)

A partir do texto de Bragança, discutido na aula, foi possível fazer algumas reflexões sobre o sentido de experiência. As experiências vivenciadas pelo sujeito contribuem para como o sujeito se torna, uma vez que todo conhecimento novo adquirido pelo sujeito ancora em uma estrutura cognitiva que ele já tem.
Dessa forma, pode-se dizer que a autoformação está diretamente ligada às histórias de vida. Um professor por exemplo, a partir de todas as suas experiências vivenciadas em sala de aula, torna-se cada vez mais apto para o exercício de sua profissão.
Contudo, necessário se faz também refletir que a experiência por si, sem uma reflexão se torna uma mera experiência. É imprescindível uma ação diante da mesma, ação seja pra mudar o que está errado, ou para melhor o que está certo. E o fazer do professor, deve está também relacionado a isso. O profissional é responsável pela sua formação, este pode, por exemplo, unir os estudos e reflexões que lhe são proporcionados às suas experiências de vida.
Portanto, as experiências daquele que está se preparando para atuar como docente se tornarão fundamentais nesse processo, visto que suas histórias de vida podem contribuir positivamente em sua prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário