PESQUISA-FORMAÇÃO,
ABORDAGEM (AUTO) BIOGRÁFICA E ACOMPANHAMENTO: (RE) CONSTRUINDO PONTES ENTRE A
UNIVERSIDADE
E A ESCOLA
(Inês Bragança)
A partir do texto de Bragança, discutido na aula,
foi possível fazer algumas reflexões sobre o sentido de experiência. As
experiências vivenciadas pelo sujeito contribuem para como o sujeito se torna,
uma vez que todo conhecimento novo adquirido pelo sujeito ancora em uma
estrutura cognitiva que ele já tem.
Dessa forma, pode-se dizer que a autoformação está
diretamente ligada às histórias de vida. Um professor por exemplo, a partir de
todas as suas experiências vivenciadas em sala de aula, torna-se cada vez mais
apto para o exercício de sua profissão.
Contudo, necessário se faz também refletir que a
experiência por si, sem uma reflexão se torna uma mera experiência. É
imprescindível uma ação diante da mesma, ação seja pra mudar o que está errado,
ou para melhor o que está certo. E o fazer do professor, deve está também
relacionado a isso. O profissional é responsável pela sua formação, este pode,
por exemplo, unir os estudos e reflexões que lhe são proporcionados às suas experiências
de vida.
Portanto, as experiências daquele que
está se preparando para atuar como docente se tornarão fundamentais nesse
processo, visto que suas histórias de vida podem contribuir positivamente em
sua prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário