sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Mini-seminário: Textos discutidos em aula



           A ultima aula do professor Mácio, foi muito interessante, pois todos tiveram oportunidade de apresentar informações de textos sugeridos pelo professor.
         Foi possível abstrair e refletir sobre alguns pontos levantados na discussão feita em sala de aula.
         As histórias de vida por mais que sejam individuais, tem um caráter coletivo, pois o outro sempre contribui nas experiências. Através dos relatos de experiências do outro, o sujeito tem a oportunidade, muitas vezes de saber que decisão tomar.
         Até mesmo com suas próprias experiências, este pode pensar o que deu certo com alguma atitude tomada, o que não deu, para assim quando precisar tomar outra decisão, poder tomas a certa.
         Fazer relato de história de vida, não é simples, pois não é uma mera lembrança. É preciso mexer na memória, é preciso esforço, pois muitas vezes as pessoas conseguem somente fazer uma fragmentação de suas experiências sem levantar reflexão alguma sobre a mesma, nem entender sua importância.
         Quando a pessoas escreve de sua vida pra si mesmo, contribui para ele próprio, mas quando usa sua história de vida obedecendo exigências da Universidade, e ajudando o outro a refletir, contribui para sua formação e para do outro.
         Portanto, tomar a escrita de si, e refletir sobre a experiência do outro não se reduz a algo mecânico, mas para a valorização de suas experiências.

Um comentário: